segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"O pequeno traidor" na Mostra Geração



Por Laura Caldas

A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio. Entre outras atividades da mostra acontece o Programa Internacional. É dentro dele que são exibidas produções recentes de várias partes do mundo. Muitas delas premiadas em festivais. Esse ano a seleção incluiu países como Espanha, Suécia, Irã, Índia, Dinamarca e Japão.

Mas o destaque dessa semana está em uma co-produção entre Estados Unidos e Israel. Trata-se do filme "O Pequeno Traidor" ("The Little Traitor"), da diretora Lynn Roth. As filmagens se passam na Palestina de 1947, meses antes da criação do Estado de Israel, durante a ocupação do exército britânico.

Profy (interpretado por Ido Port) é um jovem garoto, insatisfeito com a situação de sua terra e decidido a intervir nos rumos desta "invasão" britânica. O menino passa seus dias com dois amigos, pensando em estratégias para afastar os inimigos. Mas um encontro pode mudar os rumos dessa história. Num fim de tarde, durante o toque de recolher, Profy conhece o Sargento Dunlop (interpretado pelo fantástico e consagrado Alfred Molina). O que poderia ser um grande transtorno se transforma numa bela amizade e isso trará muitos problemas a Profy, que passa a ser visto como um traidor.

O longa-metragem de 2007 é baseado na obra "Pantera no Porão", do famoso escritor israelense Amos Oz. Uma ótima chance de se pensar nas relações humanas que surgem dentro de conflitos e guerras, "O Pequeno Traidor" ainda passa amanhã, às 14h45, na sala 1 do Espaço de Cinema (Rua Voluntários da Pátria, nº 35, botafogo). A sessão será dublada ao vivo para os pequenos espectadores.

Nenhum comentário: